segunda-feira, 19 de março de 2012

Do encontro, da sorte e do desencontro.



- Que a sorte a nossa estarmos aqui: depois de tudo o que passou, nos esbarrarmos em mais essa esquina da vida, como uma segunda, terceira, eterna chance.
- Não gosto de sorte, soa como se não tivéssemos feito nada, como se não tivéssemos cansado nossas pernas e peitos nessa corrida, inconscientemente na nossa mesma direção. Agora não somos sorte, agora somos encontro.
- E o que é o encontro, se não sorte?
- Pode haver sorte, mas há mais comprometimento, há mais vontade, há mais doação. Encontro é quando todos os desencontros não conseguem acontecer e acabam nos levando sempre praquela mesma esquina; quando nossa vontade de estar junto supera todas as sementes do desencontro. 
- E o que é desencontro? Azar?
- Nem sempre azar, às vezes há até sorte no desencontro, quem é que pode saber o que a vida tem preparado? Desencontro é só aquela sensação de estar longe demais da nossa esquina, quando parece que nossos relógios seguem ritmos diferentes e, embora em muitas vezes haja o amor, falta a disposição e o fôlego. E, mesmo assim, às vezes há amor, há vontade, há corrida, mas o desencontro continua ali, latejando feito badaladas de um relógio que marca a hora de um (re)encontro que nunca acontecerá.
- Sendo assim, parece que os desencontros são mais comuns, não acha?
- É que o encontro verdadeiro precisa que alguns encontros tenham acontecido.
- Não é um pouco cruel?
- Sei lá, é só o jeito que as coisas são. Se eu não tivesse me desencontrado de tanta gente, talvez não estivesse aqui agora. Se mesmo nós não tivéssemos nos desencontrado naquele fatídico dia, talvez hoje não estivéssemos tão dispostos a um encontro verdadeiro.
- Então, o caminho para o encontro é cheio de desencontros. Por que será?
- Não sei, não fui eu que decidi que seria assim, sabe? Se dependesse de mim, só haveria encontro e nunca as incertezas e dores do desencontro. Mas a vida insiste em querer aplicar lições e ensinar por métodos não convencionais. Parece que a cada desencontro a gente vai se tornando mais forte, decidindo o que quer a cada passo, esvaziando a bagagem que pesa demais quando é sobrecarregada. 
- Entendo. Cada desencontro nos ensina mais do que aprenderíamos numa corrida por uma estrada tranquila, sem essas pausas e bifurcações, os desencontros do caminho. A gente segue por esses caminhos, costurando o que rompeu, até que estejamos prontos pra algo sem fim, até termos a sorte de um encontro sem fim.
- Acho que prontos não é a palavra, nem sorte. Dispostos talvez seja melhor. Tivemos a sorte de nos encontrarmos no meio de tanta gente, mas será que temos disposição para continuarmos juntos? Será que estamos dispostos a estender nosso encontro?
- O encontro do meu olhar cansado com o seu que duvida?
- O encontro dos meus planos lunáticos com os seus revolucionários.
- É, talvez um encontro seja bem mais do que mãos e olhares e corpos que se unem;  mais do que sorte, e por isso seja preciso a disposição. Não é fácil e dá trabalho, e se não tomarmos conta, se não investirmos, vira desencontro num piscar de olhos.
- Pois é, é como se o desencontro estivesse sempre ali à espreita; como se as três letras que viram a palavra de ponta cabeça, estivessem sempre dispostas a aparecer. Desencontro é uma questão de prefixo, assim como descuido.
- Vou cuidar de você.
- Vai cuidar de nós dois?
- Com sorte e disposição.

2 comentários:

Luiza disse...

Linda, eu fico m tempo fora, mas quando volto, leio todinhos. Tô gostando desse amor por aqui e desejo sorte mesmo. Sei dos nossos desencontros e de como eles nos danificam, e ao mesmo tempo, fortalecem. Sorte é encontrar alguém no momento em que ambos estão prontos para encarar um sentimento mútuo, e é preciso dedicação sim, força. Boa sorte e que esse encontro seja o mais durável possível.

Ana Flávia Sousa disse...

Os desencontros são necessários mesmo. Parece que a gente precisa se perder de algumas pessoas, se perder da gente pra nos reencontrar depois, pra dar chance ao encontro verdadeiro.

Linda escrita moça!

poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...